Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Life of a Wonderer

Life of a Wonderer

APPS: Duolingo

duolingo.jpg

 

Há cerca de dois anos atrás, estava a explorar a PlayStore e dei de caras com uma aplicação – daquelas escolhidas pelos editores – para aprender línguas: Memrise. Instalei por mera curiosidade, e assim começou a minha jornada (atribulada e inconsistente) para aprender Italiano. Digo "atribulada e inconsistente" porque cheguei mesmo a ter que desinstalar a app por falta de memória e, mesmo quando a tinha, passava por fases em que não a usava.

 

Nos últimos tempos tenho ouvido falar imenso do Duolingo e, um pouco pelo "orgulho" de fazer parte da família do Memrise há dois anos – mesmo que com uma relação instável – não instalei logo esta app. Mas quanto mais ouvia falar nela mais curiosidade tinha, e chegou a um momento em que foi mais forte do que eu. Tenho-a apenas há uns dias, mas já posso dizer que, sim, prefiro-a mil vezes ao Memrise!

 

O Duolingo é uma aplicação para aprender línguas, com imensa oferta gratuita, desde Italiano a Sueco, passando por Espanhol, Coreano e, imaginem só, Klingon e High Valyrian! Sim, até tem cursos de línguas ficcionais para os mais nerds (e deixem-me dizer-vos que estou a considerar muito o curso de High Valyrian...)! Alguns destes cursos estão disponíveis para falantes de inglês apenas – sendo o caso destes dois últimos, por exemplo –, tal como existem cursos para falantes de espanhol, de italiano, de português, entre outros. Para quem fala um inglês minimamente fluente, a oferta é muito maior e as possibilidades multiplicam-se.

 

Esta app funciona à base de exercícios de tradução, escrita e pronunciação. Existem exercícios para traduzir frases (da língua que estão a aprender para português e vice-versa), para dizerem as frases ou palavras em voz alta e avaliar a vossa pronúncia, para escreverem aquilo que ouvem, ou mesmo com imagens de um objecto em questão para escreverem o respectivo nome. Aquilo que gosto mais são mesmo os exercícios para ler em voz alta, era algo que não tinha no Memrise e que me possibilita treinar também na parte da fala.

 

Dentro de cada curso, existem vários níveis, e dentro desses níveis existem ainda "subníveis" que dizem respeito ao vosso progresso, desempenho e competências no nível em específico. Além dos níveis, podemos fazer exercícios para praticar tudo o que já aprendemos de um modo geral.

 

A única coisa que sinto que falha nesta aplicação – não sendo ainda assim nada de grave – é que não é muito intuitiva em toda a dinâmica que cria além do aprender. Deixem-me explicar: imaginem que acabaram de instalar a app e decidiram aprender sueco. Está tudo a correr às mil maravilhas até que vos aparece que ganharam um lingot e que têm X ofensivas, e vocês ficam a pensar o que raio é um lingot e o que raio é uma ofensiva. Até hoje ainda não percebi o que são as ofensivas. Como disse, não é nada de grave porque não retira nada da aprendizagem da língua em si, simplesmente não acho que seja algo tão intuitivo. Dá a sensação que receberam algum tipo de "recompensa" por terem completado um nível ou uma lição, mas não sabem bem que recompensa foi. No Memrise, por exemplo, haviam coisas do género mas era bem mais fácil de se compreender o que aquilo era.

 

Em todo o caso, de um modo geral, estou a adorar o Duolingo e sinto que vou ter uma relação um pouquinho mais estável com ele do que tive com o Memrise. A verdade é que sinto que estou a aprender mais e a conseguir pôr mais tudo na cabeça do que sentia com o Memrise, e isso no fundo é o que importa, porque aprender é mesmo o objectivo da aplicação. Recomendo muito!

Sobre mim


25 anos, mestrado em Psicologia Clínica e da Saúde. Apaixonada por Lisboa e por gatos. Introspectiva por natureza e com muitos pensamentos para partilhar!

📖 A ler: The Night Circus (Erin Morgenstern) // Harry Potter and the Order of the Phoenix (J.K. Rowling) // A New Earth: Awakening to Your Life's Purpose (Eckhart Tolle)

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2018
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D