Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Life of a Wonderer

Life of a Wonderer

LIVROS: A Series of Unfortunate Events (Uma Série de Desgraças)

a series of unfortunate events.jpg

 

Depois de fazer uma review do primeiro livro, e à medida que fui lendo o resto dos livros, percebi que tinha algo a dizer sobre quase todos e, por isso, resolvi antes fazer uma review da série como um todo. E para começar, posso dizer-vos que estou muito, muito apaixonada. A segunda temporada da série da Netflix já me tinha cativado de uma forma que não esperava. Depois disso, tinha algumas expectativas de vir a gostar tanto dos livros como da série de televisão. E as expectativas não só foram cumpridas, como foram superadas!

 

A Series of Unfortunate Events (em português, Uma Série de Desgraças) é então uma série de treze livros que conta a história dos Baudelaire, três irmãos que perdem os pais num incêndio e "saltitam" de guardião em guardião, sendo perseguidos por todos os azares e desgraças que se possam pensar por culpa do Conde Olaf, um homem sinistro que quer roubar-lhes a fortuna que os pais lhes deixaram. Ao longo da série, vão também sendo descobertos cada vez mais segredos sobre a família Baudelaire, que a liga ao Conde Olaf e a todas as outras personagens, e que se tornam o ponto central da história.

 

Sou a primeira a dizê-lo: isto não é uma série para qualquer pessoa. No início, os livros arrastam-se com histórias que parecem a repetição da anterior, e nem toda a gente terá a paciência e persistência para continuar nessa "reciclagem". Há aspectos na história geral que vos vão cativar para lerem o resto, mas esses aspectos só surgem muito mais tarde na série. Por outro lado, o final pode desiludir algumas pessoas que esperavam pelo mais óbvio. Acreditem, acontece tudo menos o mais óbvio.

 

Para quem fica por algo mais além da história e dos mistérios, para quem fica pela escrita cativante, pelas aventuras vividas pelos Baudelaires, pelo desenvolvimento (fenomenal, devo dizer) das personagens, a série é perfeita. É uma série escrita para crianças, mas que agrada tanto a miúdos como graúdos. Aliás, eu diria que "crianças" aqui inclui algo mais juvenil, porque os livros conseguem ser muito sinistros – e vão ficando cada vez mais assombrosos à medida que avançamos na história.

 

A propósito da escrita cativante, não me canso nem nunca me cansarei de dizer que a escrita do Lemony Snicket é formidável. Não importa quantas palavras ele defina ou quantos conceitos explique, não importa o quanto ele se debruce sobre um assunto que na verdade é irrelevante e passe uma página inteira a reflectir nesse mesmo assunto – ele brinca com as palavras de tal forma que é impossível não nos agarrar. E não se deixem enganar, porque até nas definições, explicações e reflexões ele utiliza elementos que tornam a leitura simplesmente divertida – mais uma vez, tanto para crianças como para adultos.

 

Além da escrita e do desenvolvimento de personagens que, como referi, é fenomenal, há outro aspecto na grande maioria destes livros que nos prende: os cenários, onde podem encontrar um cenário diferente em cada livro. Sem recorrer a uma prosa constantemente descritiva, o autor consegue ainda assim criar as ambiências em cada história de forma perfeita e do modo mais claro e, uma vez mais, cativante que se podia pedir.

 

Relativamente aos livros, se tivesse que escolher um top 3 dos meus favoritos, esse top 3 seria:

1. The Penultimate Peril (#12) - Na minha opinião, é a obra-prima de toda a série.

2. The Ersatz Elevator (#6)

3. The Carnivorous Carnival (#8)

 

Conseguem adivinhar o porquê destes dois últimos serem dos meus favoritos? Pois é... cenário!

 

Por outro lado, os meus três livros menos favoritos são, sem dúvida:

1. The Grim Grotto (#11) - Este livro tornou-se um bocadinho o meu ódio de estimação da série.

2. The Miserable Mill (#4) - Pelo que vi no Goodreads, parece ser o menos favorito da maioria das pessoas. Acho que é o mais "infantil" e ingénuo da série, aquele que talvez agrade mais a miúdos do que a graúdos.

3. The Wide Window (#3) - Este encontra-se aqui apenas para preencher o terceiro lugar porque, na verdade, gostei do livro. No entanto, de todos os livros que efectivamente gostei, este está no último lugar.

 

De modo geral, adorei a série e, para vos ser sincera, ainda nem a tinha terminado e já estava a pensar em relê-la. Não o fiz de imediato porque ainda tenho um bocadinho de noção do ridículo e pensei que talvez fosse melhor relê-la quando um pouco mais de tempo passasse. Para aqueles que, no fim, vão querer saber mais, mais, mais: o Lemony Snicket escreveu uns tantos livros que, embora não sejam sobre os irmãos Baudelaire, contêm ainda mais informações sobre todos os mistérios e sobre a famosa sigla (isto para não dar spoiler a ninguém!), entre eles uma série de quatro livros chamada "All The Wrong Questions", um livro com cartas trocadas entre o autor e a Beatrice (personagem muito acarinhada por ele) e, entre outros, uma biografia. É de referir que Lemony Snicket é um pseudónimo do autor Daniel Handler, ou seja, este escritor criou todo um mundinho com todos estes livros contados por uma personagem deste mundo, imaginando até uma vida inteira para o Snicket. Agora digam-me, isto não é a coisa mais criativa e maravilhosa de sempre? É!

 

Recomendo vivamente que dêem uma oportunidade a esta série e até mesmo que se deixem arrastar pelas repetições iniciais; deixem-se guiar pelas aventuras vividas pelos Baudelaire, porque acho que tudo o que referi sobre esta série de livros faz com que valham realmente a pena.

 

4.5.JPG

2 comentários

Comentar post

Sobre mim


25 anos, mestrado em Psicologia Clínica e da Saúde. Apaixonada por Lisboa e por gatos. Introspectiva por natureza e com muitos pensamentos para partilhar!

📖 A ler: The Night Circus (Erin Morgenstern) // Harry Potter and the Order of the Phoenix (J.K. Rowling) // A New Earth: Awakening to Your Life's Purpose (Eckhart Tolle)

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2018
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D