Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Life of a Wonderer

Life of a Wonderer

LIVROS: Still Alice (Ainda Alice)

still alice.jpg

 

Hoje venho partilhar com vocês mais um (excelente) livro, o qual referi nos meus favoritos de Agosto. Já o li há algum tempo, mas não podia deixar de vos falar dele. Até hoje, foi dos livros mais bonitos – da maneira mais triste – que li, dos mais avassaladores, mas também dos mais tocantes.

 

Still Alice (Ainda Alice), de Lisa Genova, conta a história de Alice Howland, uma professora de psicologia em Harvard com uma carreira importante e bem-sucedida. Com os seus 50 anos, Alice recebe o diagnóstico de Alzheimer precoce. A partir daqui, tanto a sua vida como a das pessoas que a rodeiam sofrem uma grande mudança.

 

Este livro é importantíssimo porque, apesar de todos termos uma ideia bastante clara do que é a demência de Alzheimer (e outras) e de como se manifesta, esta história dá-nos um lado que é impossível conhecermos: o lado do doente. Apesar de ser escrito na terceira pessoa, Lisa Genova descreve-nos o decorrer da doença pelos olhos, pensamentos e mente de Alice. E, como se podia esperar de um livro com uma temática tão séria e profunda, Still Alice é uma história desvastadora.

 

É impossível não nos sentirmos destroçados quando percebemos, numa determinada passagem do livro, que Alice esqueceu aquilo em que estava a pensar há dois minutos atrás. Como se o pensamento nunca tivesse existido. É impossível não nos sentirmos destroçados quando Alice descreve o marido como "o homem estranho" porque não sabe mais quem ele é. É impossível não ficarmos perturbados quando ela, perto de casa, não sabe como lá chegar.

 

Não é apenas um livro que descreve o curso da doença; também nos mostra o estigma de que Alice se torna vítima. Antes uma mulher inteligente com uma carreira excepcional, até nas fases iniciais da doença as pessoas a tratavam como se ela não fosse mais capaz de pensar por si própria.

 

Recomendo muito este livro a quem se interessa pelo tema, embora ache, honestamente, que é um daqueles livros que toda a gente devia ler obrigatoriamente, precisamente por nos dar um insight completamente diferente daquele a que estamos habituados!

 

5.JPG

 

Sobre mim


25 anos, mestrado em Psicologia Clínica e da Saúde. Apaixonada por Lisboa e por gatos. Introspectiva por natureza e com muitos pensamentos para partilhar!

📖 A ler: The Night Circus (Erin Morgenstern) // Harry Potter and the Order of the Phoenix (J.K. Rowling) // A New Earth: Awakening to Your Life's Purpose (Eckhart Tolle)

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2018
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D